Sarah e Tobias

 

Irmãs e Irmãos hoje vamos refletir a historia de Sarah e Tobias.

wedding-of-sarah-and-tobias

Tobias, filho de Tobit e Ana. Sara, a jovem teve mortos pelo demônio os sete homens com quem se casou. Tobias pedia a graça do Senhor para a cura de seu pai. Sara pedia a graça de ter um marido e que o Senhor o mantivesse vivo ao seu lado, para que juntos construíssem uma família. O anjo Rafael, então, se fez presente na vida dos jovens e trouxe as bênçãos de Deus para eles.

O pai de Tobias mandou seu filho a uma terra distante para recuperar o dinheiro que havia perdido. O anjo Rafael acompanhou Tobias na viagem e, quando chegou no lugar do destino, Tobias não só encontrou o homem que saldaria a dívida com seu pai, como também conheceu sua filha Sara.

 

Tobias e Sara casaram-se e, na noite de núpcias, a noiva teve medo de que seu marido fosse morto como os outros. Ela tinha todo o direito de se dar ao esposo que Deus mesmo havia escolhido para ela. Tobias, que tinha se conservado casto até aquele momento, se levanta, volta-se para sua esposa e diz:

“Levanta-te, Sara, e roguemos a Deus, hoje, amanhã e depois de amanhã. Estaremos unidos a Deus durante estas três noites. Depois da terceira noite consumaremos nossa união; porque somos filhos de santos e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus” (Tb 8,4-5)

 

Tobias e Sara passaram três dias e três noites  rezando e pedindo a Deus para chegarem juntos à velhice. Rezaram:

 

“Bendito sejas, Deus de nossos pais!
Bendito seja o teu nome em todas as gerações vindouras!
Bendigam-te os céus e toda a tua criação por todos os séculos!
Foste tu que fizeste Adão,
foste tu que fizeste para ele auxiliar e amparo, sua mulher Eva,
e de ambos nasceu a linhagem humana.
Foste tu que disseste:
Não é bom para o homem ficar só,
façamos-lhe uma mulher semelhante a ele.
Agora, pois, não é um desejo ilegítimo que me faz desposar minha irmã que aqui está,
mas o cuidado com a verdade.
Ordena que haja misericórdia para com ela e comigo,
e que ambos cheguemos juntos à velhice”.
A seguir, disseram a uma só voz:
“Amém, amém!”

 

O Senhor fez um milagre na vida daquele casal.

O Senhor faz infinitos milagres na vida deste casal.

Hoje vemos muitos jovens expor suas “conquistas’’ não tendo mais amor à pureza e a castidade, ou até rindo de casais que tem esse propósito.

Você deve se perguntar:

Oque é castidade?

“A castidade é a energia espiritual que sabe defender o amor dos perigos do egoísmo e da agressividade, sabe promovê-lo para a sua mais plena realização” .. A castidade, então, é a proteção, a defesa de nosso maior tesouro: o amor. Assim, a virtude da castidade não pode ser “entendida como uma virtude repressiva, mas, pelo contrário, como a transparência e, ao mesmo tempo, a guarda de um dom recebido, precioso e rico, o dom do amor, em vista do dom de si que se realiza na vocação específica de cada um”.

 

Mas porque a Castidade?

Porque é um sim que damos a Deus, alimentando o espírito mortificando a carne e assim conseguimos vencer outros desejos e impulsos da carne.

 

Para finalizar esse texto coloco aqui uma frase do Padre Jonas Abib:

Meus filhos, todos vocês precisam ser Jovens Sarados, porque a falta de castidade faz estrago na vida da pessoa, tira-a do caminho da santidade e a joga no caminho da perdição.

A paz de Jesus e o amor de Maria Santíssima.

Por: Larissa Oliveira

Fontes: http://catequesebdo.blogspot.com.br/2012/04/jovens-facamos-o-jejum-de-sarah-e.html

http://eventos.cancaonova.com/pregacoes/o-phn-e-um-estilo-de-vida-rumo-a-santidade/

Deixe um comentário